tiny hair extensions what is european hair type simply wigs best human hair extensions no clip hair toppers human hair extensions hair rehab discount code 2018 school hair bobbles hair extensions micro bead hair extension starter kit jaipur hair extensions reviews real hair extensions black natural hair mohawk styles best oil for hair loss and regrowth lace wigs
Instalando o Openfire integrado ao Active Directory | Inove Tecnologia

Instalando o Openfire integrado ao Active Directory

O openfire é um servidor Jabber de código aberto, gratuito e multiplataforma, mantido pela Ignite Realtime. Sua administração é totalmente web, com diversos recursos interessantes. Neste post veremos como fazer a instalação do mesmo utilizando como repositório de usuários o Active Directory.

Antes de tudo é necessário ter o java JRE instalado no servidor. O JRE pode ser obtido aqui.

Agora será necessário fazer o download do Openfire no site do desenvolvedor. Eu utilizo a versão .zip, pois sua atualização é mais simples. Porém pode ser utilizada a versão .exe que já possui o Java JRE na instalação.

Após realizar o download basta descompactar o arquivo. Para manter o padrão copio a pasta Openfire, para a pasta %programfiles% do servidor. Após copiar a pasta basta criar o serviço para o servidor iniciar automaticamente com o Windows, conforme os comandos da imagem abaixo:

Pronto, o servidor já está instalado, basta agora configurar e colocar o serviço no ar. O Openfire utiliza a porta http 9090 para o console de administração. Então no próprio computador basta digitar http://localhost:9090 para acessar o console e iniciar a configuração. A primeira tela solicita a seleção do idioma:

Selecione Português Brasileiro (pt_BR) e clique em continuar.

Na próxima tela deverá ser informado o domínio do servidor, e as portas utilizadas no console de administração. Se necessário altere as portas conforme o seu ambiente.

O próximo passo é configurar o banco de dados do servidor. Para pequenos ambientes (até 20 usuários), sem necessidade de gravar log das conversas pode ser utilizado a opção de Banco de Dados Interno. Caso sua intenção seja gerar log das conversas dos seus usuários será necessário o uso de um banco de dados externo. Não há necessidade de um servidor dedicado para o banco, pode ser um MySQL ou PostgreSQL. O motivo de utilizar um banco externo é que o HSQLDB funciona totalmente carregado na memória do servidor, o que se torna um problema quando o uso é intenso. Como o Openfire foi desenvolvido em Java, ele suporta qualquer banco de dados com conector JDBC. Tenho um servidor rodando com MSSQL 2008 R2, mas isso é assunto para outro post.

Neste exemplo simples vou utilizar o Banco de Dados Interno. Na tela de Configuração de Perfis é onde a integração com o Active Directory se inicia. Selecione a opção Servidor de Diretórios (LDAP), e clique em Continuar.

Agora será configurada a integração com o Active Directory. Neste exemplo estamos utilizando o domínio contoso.intranet. As informações devem ser preenchidas conforme a imagem abaixo:

Na seção Autenticação, o servidor solicita um usuário administrador. No meu caso acho mais seguro criar um usuário sem qualquer acesso especial, para ter acesso a leitura do Active Directory somente. Clique em Salvar & continuar.

Como as configurações preenchidas já vem preparadas para o Active Directory, só marco a opção Store avatar in database if not provided by LDAP, para o usuário poder armazenar sua foto na base do Openfire. Clique em Salvar & continuar.

Na terceira etapa será feito o mapeamento dos Grupos do Active Directory. Com a configuração padrão, o Openfire será capaz de ler todos os grupos do Active Directory, dentro do Base DN especificado na etapa 1. Em breve farei outro post explicando como alterar o Openfire para ler somente um tipo de grupo do Active Directory.

Após o Banco de dados ser criado, basta adicionar a conta de administrador. Para isto basta digitar o usuário utilizado no Active Directory e clicar em adicionar. Depois do usuário ser listado como a imagem acima, basta clicar em continuar.

Depois que esta tela aparecer está tudo finalizado, e você poderá fazer login com seu usuário do Active Directory, no console de administração, e utilizar o Spark ou qualquer outro cliente Jabber, para utilizar os serviços do Openfire.

Em breve devo fazer novos posts, ensinando a configurar a filtragem de grupos e usuários no Active Directory, e outras dicas úteis para este serviço.

Deixe um Comentário

4 Comentários.

  1. Prático, fácil e eficaz parabéns pelo tutorial.

  2. Parabéns, simples assim.

  3. Boa tarde,

    Já peguei um ambiente configurado Open Fire integrado AD, banco SQL Server, porem, os clientes pararam de conectar e a conta admin do open fire tb nao autentica.

    Preciso de uma luz ?

    VALEU!!!

  4. Seguindo o tutorial, as configuracoes estavam a correr muito bem ate que no final, ao introduzir a conta administrativa, da um erro (o usuario informado nao foi encontrado). O que devo ter falhado ao configurar?

Deixe um Comentário